Glossário Técnico

Localização do corpo no espaço

O bailarino deve considerar seu corpo no centro de um quadrado imaginário, onde irradiam oito linhas, que indicam sua posição no palco.

1 - Frente do palco
2 e 8 - Diagonais frente
3 e 7 - Laterais
4 e 6 - Diagonais fundo
5 - Atrás 











Fonte: Dalal Achcar (1998)


Tipos de Palcos

- Palco Italiano: espaço retangular fechado em três lados ("caixa preta"), com apenas a parte frontal visível ao público.

- Arena: espaço coberto ou não, em que o público se localiza ao redor do palco.

- Palco Elisabetano: espaço estilo passarela, em que o público se localiza em volta do palco, porém, apenas das laterais.  

- Palcos múltiplos: permite a montagem de uma variedade de palcos.

Palco Italiano
Teatro de Arena
Palco Elisabetano

Palcos Múltiplos

Posições de Braços e Pés - Método Royal  

Diferença entre Método Royal e Vaganova com relação as posições básicas:
- Posições dos braços: o primeiro, possui 5 posições de braços, enquanto que o segundo, apenas 3 posições. A posição Bras bras (preparatória braços) existe em ambos os métodos.
- Posições dos pés: correspondem as mesmas para ambos os métodos (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª posições).




(esquerda para direita)

Bailarina 1: Primeira posição braços e pernas
Bailarina 2: Segunda posição braços e pernas
Bailarina 3: Terceira posição braços e pernas
Bailarina 4: Quarta posição braços e pernas
Bailarina 5: Quinta posição braços e pernas



Posições de Braços - Método Vaganova


 (a) Bras bras (preparatória braços)

 (b) Primeira posição

 (c) Segunda posição

 (d) Terceira posição







Fonte: Dalal Achcar (1998)



Diagrama de Alinhamento - Ballet Clássico


















                                                                                                                                                
> Classificação:
    Devant -  em frente
    Derrière -  atrás
    Croisé -  cruzado
    Effacé -  "apagado" (direção de parte do corpo segue um ângulo oblíquo em relação ao público)
    Ecarté -  afastado, separado (membros alinhados na direção diagonal ao público)
    A la seconde -  em segunda


    Fonte: Dicionário de Ballet - Madeleine Rosay