Localização do corpo no espaço
O bailarino deve considerar seu corpo no centro de um quadrado imaginário, onde irradiam oito linhas, que indicam sua posição no palco.
1 - Frente do palco
2 e 8 - Diagonais frente
3 e 7 - Laterais
4 e 6 - Diagonais fundo
5 - Atrás
Fonte: Dalal Achcar (1998)
Tipos de Palcos
3 e 7 - Laterais
4 e 6 - Diagonais fundo
5 - Atrás
Fonte: Dalal Achcar (1998)
Tipos de Palcos
- Palco Italiano: espaço retangular fechado em três lados ("caixa preta"), com apenas a parte frontal visível ao público.
- Arena: espaço coberto ou não, em que o público se localiza ao redor do palco.
- Palco Elisabetano: espaço estilo passarela, em que o público se localiza em volta do palco, porém, apenas das laterais.
- Palcos múltiplos: permite a montagem de uma variedade de palcos.
- Palcos múltiplos: permite a montagem de uma variedade de palcos.
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Palcos Múltiplos |
Posições de Braços e Pés - Método Royal
Diferença entre Método Royal e Vaganova com relação as posições básicas:
- Posições dos braços: o primeiro, possui 5 posições de braços, enquanto que o segundo, apenas 3 posições. A posição Bras bras (preparatória braços) existe em ambos os métodos.
- Posições dos pés: correspondem as mesmas para ambos os métodos (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª posições).

Bailarina 1: Primeira posição braços e pernas
Bailarina 2: Segunda posição braços e pernas
Bailarina 3: Terceira posição braços e pernas
Bailarina 4: Quarta posição braços e pernas
Bailarina 5: Quinta posição braços e pernas
Posições de Braços - Método Vaganova
(a) Bras bras (preparatória braços)
(b) Primeira posição
(c) Segunda posição
(d) Terceira posição
Diagrama de Alinhamento - Ballet Clássico
> Classificação:
Devant - em frente
Derrière - atrás
Croisé - cruzado
Effacé - "apagado" (direção de parte do corpo segue um ângulo oblíquo em relação ao público)
Ecarté - afastado, separado (membros alinhados na direção diagonal ao público)
A la seconde - em segundaFonte: Dicionário de Ballet - Madeleine Rosay