Dicas

  • Livros

"Domínio do Movimento", de Rudolf Laban
A obra apresenta o pensamento do autor sobre o movimento humano, baseado num estudo de seus elementos constitutivos e sua utilização, dando ênfase tanto à parte fisiológica, quanto à parte psíquica que levam o homem a se movimentar. O livro contém ainda numerosos exercícios e uma seleção de cenas mímicas que além de destinarem-se à sensibilização intelectual, emocinal e física, proporcionam ao leitor a oportunidade de colocar em prática seu crescente conhecimento da Arte do Movimento. 


 


"Dança na Escola: uma proposta pedagógica", de Érica Verderi 
O livro possibilita conhecer o universo da dança, a partir do seu histórico, aspectos pedagógicos e potencialidades de comunicação, expressão, lazer, cultura e educação. Destaca a riqueza do conteúdo dança para alcançar os objetivos da Educação Física no Ensino Fundamental. Além disso, apresenta metodologias para o desenvolvimento de movimentos conscientes e de estimulação das crianças em transformar ou criar e recriar suas próprias atividades.




"Anatomia da Dança", de Jacqui Greene Haas
O livro apresenta a relação entre o desenvolvimento dos músculos e a estética do movimento. Para isso, ensina a modificar os exercícios propostos de modo a atingir áreas específicas, aprimorando a flexibilidade e reduzindo a tensão nos músculos. Além disso, mostra como personalizar um programa de treinamento ao bailarino, tomando por base seu estilo de dança, suas habilidades e metas, bem como suas necessidades individuais.




"A Escuta do Corpo: sistematização da Técnica Klauss Vianna", de Jusarra Miller
A obra apresenta, de forma clara e objetiva, os conceitos que fundamentam a metodologia e o conteúdo que compõe a Técnica dos Viannas sobre o estudo do corpo na dança. 








"Corpo, Comunicação e Cultura: a dança contemporânea em cena", de Denise Siqueira
A obra investiga a dança contemporânea como fenômeno da comunicação, da cultura e do corpo.  Aborda um tema pouco freqüente no campo da teoria da comunicação ao tomar como objeto de estudo o(s) corpo(s) da dança contemporânea. No livro, a autora alia referencial teórico e trabalho de campo, que foi realizado com companhias de dança cariocas dos anos de 1990, em que utilizou depoimentos de artistas da área para também compor a obra.

 

"O Episódio Pavlova", de Giselle Moreira
A obra retrata a trajetória histórica da dança em Belém, tomando como início o ano de 1918, quando nessa cidade se apresentou um dos maiores ícones da dança: Anna Pavlova.







  • Filmes 
"All that Jazz", de Bob Fosse

 
















O filme conta a história de Joe Gideon, um diretor de cinema e coreógrafo mulherengo, que trabalha simultaneamente na edição de seu filme e nos ensaios de um musical. Em meio a isso, sofre um enfarte e, com a vida por um fio, revê momentos da sua vida, transformando-os em sua imaginação em números musicais. Sua atenção é disputada por quatro mulheres: sua namorada, a ex-esposa, a filha e a Morte, representada por uma bela loira vestida de branco, que conversa com ele de forma bem instigante.


"Pina", de Wim Wenders

















Documentário que mostra a dança-teatro, a partir do trabalho da bailarina e coreógrafa alemã, Pina Bausch. O longa leva o espectador a uma viagem através de coreografias dançadas em palco e locais da cidade de Wuppertal, onde Pina viveu durante 35 anos, revelando sua criatividade artística na dança.


"Os Sapatinhos Vermelhos", de Emeric Pressburger e Michael Powell 

 















Inspirado no conto de fadas escrito por Hans Christian Andersen, também chamado The Red Shoes, o filme retrata a história de uma jovem bailarina (Victoria Page) que se apaixona pelo maestro do espetáculo o qual protagoniza, ao mesmo tempo em que o diretor da peça oferece uma oportunidade de seguir carreira artística mundial, deixando-a dividida entre o amor e a carreira profissional.


"Cisne Negro", de Darren Aronofsky

 


  












Com uma roupagem contemporânea de um dos mais famosos Ballet de Repertório “O Lago dos Cisnes”, o filme "Cisne Negro" conta a história de uma bailarina chamada Nina, que tem a chance de se tornar a primeira bailarina da Companhia de Dança. Para isso, ela precisa conquistar o papel principal da peça, interpretando as duas faces do Cisne, sendo que o seu maior desafio será incorporar a personagem do Cisne Negro. No entanto, em meio as pressões do diretor artístico do espetáculo e ameaçada em perder seu papel para outra bailarina, Nina tenta se dedicar cada vez mais a dança, tendo que vencer seus próprios conflitos e medos, e ainda enfrentar problemas pessoais, ultrapassando todos os limites.  


 "Billy Elliot", de Stephen Daldry  
 
   

O longa conta a história de um garoto de 11 anos, Billy Elliot, que vive numa pequena cidade da Inglaterra. Obrigado pelo pai a treinar boxe, Billy fica fascinado com a magia do ballet clássico, o qual tem contato através das aulas de dança realizadas na mesma academia onde pratica boxe. Incentivado pela professora de ballet, ele resolve então pendurar as luvas de boxe e se dedicar de corpo e alma à dança, mesmo tendo que enfrentar a contrariedade de seu irmão e seu pai por decidir praticar essa nova atividade.
         
  
 "Retratos da Vida", de Claude Lelouch

       

O filme retrata a história de 4 famílias de distintos países (EUA, França, Alemanha e Rússia) que se cruzam em circunstâncias históricas e se unem através da dança e do drama, durante o período da II Guerra Mundial. O Musical se destacou pela coreografia marcante de Bolero de Ravel, criada por Jorge Donn em pleno Trocadero parisiense. A música tornou-se uma verdadeira febre na época, sendo quase impossível de não associá-la ao filme quando ouvida.